terça-feira, novembro 28, 2006

of montreal (môn'rā-äl')


i) hoje, passei a tarde inteirinha debrucando-me sobre a carreira dos of montreal, desconhecidos para mim ate ao ano 2004. existentes desde 1997, e de uma forma bastante activa por sinal, os of montreal disponibilizam no seu website uma panoplia vasta e bastante representativa do seu espectro musical e correspondente carreira
ii) em 2004, satanic panic in the attic, o disco a partir do qual eu passei a conhecer (mas nao a reconhecer), foi o primeiro numa nova editora e mudaram completamente de rumo. guitarrinhas acusticas e alegres e musiquinhas simples e singelas onde a voz tem o maior relevo, agora, isto e, desde 2004, deram lugar a sintetizadores e a musicas de estrutura complexa que pronto nao sao o good vibrations mas estao la quase. resumidamente, continuou a tresandar a beach boys, mas agora de uma forma moderna e inventiva
iii) prontinho para sair em janeiro de 2007 esta hissing fauna, are you the destroyer? eu ja ouvi e e bom. mesmo bom. muito bom mesmo. na realidade e optimo: mais do mesmo, no seguimento do de 2005 (the sunlandic twins) mas com uma tremenda (r)evolucao. existe um maior relevo nos sintetizadores e menos nas guitarrinhas pelo se distancia cada vez mais do formato beach boys. continua a melodia baseada na voz, aumentam os efeitos electronicos, e muita muita muita danca. sera mesmo esta a novidade. cheira muito a fresco e na minha opiniao e aquilo que os rapture recentemente tentaram, estiveram perto, mas nao conseguiram
iv) de relevo tambem a imaginacao do senhor: nao so certas letras de certos temas sao de uma imaginacao bastante fertil, mas tambem estao incluidas no site varias pequenas historias que apenas me fazem lembrar aquele genero nonsense bastante caracteristico do meu amigo finorio nos seus tempos de sao joao de brito. para alem disso, tambem ilustra (bem giro por sinal, pode-se ver aqui). resumidamente, um homem da renascenca. das duas uma, ou o senhor esta sempre em trip criativa, ou entao guardou para si os seus 8 anos e suas as canetas de feltro
v) todo o disco pode ser ouvido aqui. para quem as quer ou esta on-the-go, aqui ficam as possiveis:
#1 suffer for fashion
#4 heimdalsgate like a promethean curse
#5 gronlandic edit
#8 bunny aint no kind of rider (also reported as eagle-shaped mirror)
#10 labyrinthian pomp
#11 she's a rejector

4 adendas

Blogger prozac disse...

i love this record too!

29/11/06 7:14 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

boas, obrigado pelas visitas.
o teu blog já tem o nome completo.

Os of montreal têm muito boa música, já os conheço á algum tempo, este album que vai apenas ser ediatdo em 2007 já o tenho há algum tempo mas ainda não ouvi muito, gosto bastante do "SUNDALIC TWINS"

1/12/06 4:41 da manhã  
Blogger ana disse...

O tema "she's a rejector", que é dos meus favoritos do álbum também me faz lembrar bastante os The Rapture.

5/12/06 6:34 da tarde  
Blogger Unknown disse...

Um grande post, sim senhor! Tal como tu, descobri os Of Montreal no final de 2004, mas não dei grande importância. Mais tarde, já em 2005, foi através do Last.fm que comecei a averiguar melhor essa malta. Quando descobri que eles já existiam há N tempo, passei-me, LOL. Excelentes! :)

Hugzz!

14/12/06 10:48 da manhã